segunda-feira, 23 de junho de 2008


















Abordagem "O trato com o conhecimento esporte na formação em Educação Física: possibilidades para sua transformação didático-metodológica"

Giovani De Lorenzi Pires e Annabel das Neves

O esporte, instituição social, que outrora fora considerado o maior fenônemo cultural do século passado e que muitas das vezes é adotado pela Educação Física como o principal objeto de estudo chegando a confundir-se com ela, processo denominado de "esportivização da Educação Física". Nesse sentido, os autores preocupam-se em saber se o esporte deveria ser transformado/reinventado somente no âmbito da Educação Físca Escolar e assim durante a formação acadêmica as instituições deveriam proporcionar subsídios necessários para uma boa formação tendo em vista atender às carências da área então estudada.
O esporte didaticamente modificado para a escola, segundo os autores, estaria calcado em três propostas fundamentais: "uma concepção crítico-emancipatória para a transformação didático-pedagógica do esporte, a produção de uma cultura escolar de esporte, em permanente tensão com a cultura esportiva presente na sociedade e a possibilidade/realidade da reinvenção do esporte para a escola" (Pires e Neves, , p. 56). Tendo em vista que boa parte dos profissionais de Educação Física lecionam o esporte nas escolas de modo a aprender a jogar dada modalidade esportiva e posteriormente saber sobre as regras, técnicas e táticas de tal modalidade, o que seria insuficiente frente às necessidades dos acadêmicos em aprender o esporte como "prática social constituitiva de sua cultural corporal" (Castellani Filho, 1998, p.40 citado por Pires e Neves, p. 58). Nesse sentido, foram propostas atividades metodológicas que visassem desenvolver nos alunos/iniciantes a percepção dos jogos, como adequar os mesmos ao número de praticantes, ao espaço, ao tempo, dentre outros, e desse modo, planejar aulas que objetizassem alcançar tais requisitos estabelecidos pela abordagem. O esporte escolhido pelo grupo fora o handebol calcado sob o planejamento de aula proposto pelos autores de tal abordagem. Assim, foi sugerido aos acadêmicos do curso de Educação Física pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) uma série de possibilidades de jogos envolvendo o handebol como; proporcionar aos mesmos a inclusão de todos durante o jogo aumentando então o número de passes para a marcação do ponto, a delimitação de espaço fazendo com que eles tivessem noção espaço-temporal, a relação com o adversário e com os colegas de equipes (cooperação), o estabelecimentos de objetivos mais claros durante o jogo a fim de proporcionar maior interesse no mesmo, a variação de tais objetivos tendo em vista possibilitar um maior número de desenvolvimento das capacidades coordenativas e motoras dos praticantes, dentre outros. Após a explicação da abordagem pelo grupo e a prática esportiva pelos acadêmicos restantes houve debate, acompanhado pelo professor responsável, sobre o conteúdo "Esporte", sobre a modalidade desenvolvida, sobre como a Educação Física escolar utiliza o esporte como objeto de estudo, sobre a importância da formação acadêmica, dentre outros.
Sendo assim, essa abordagem sobre o epsorte tem o objetivo de "sugerir possibilidades de ações pedagógicas marcadas pela perspectiva da totalidade, seja no sentido do desenvolvimento de todas as competências (técnica, interativa e comunicativa) necessárias/desejáveis pelo ensino do esporte na Educação Física, seja principalmente considerando todos os participantes como cidadãos-sujeitos, titulares de iguais direitos de aprender a sentir/pensar/agir em esportes com autonomia, competência e liberdade; enfim, capazes de se tornarem(...) atores e autores de sua própria cultura esportiva." (Pires e Neves, p. 94-95)

Amanda Nascimento, Camila Sandim e Miriana Araújo

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