terça-feira, 10 de junho de 2008

PONTOS SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Tomaz L. RibeiroProfessor da UFF

Resumo: Vários pontos centrais da educação física são abordados e as práticas usuais criticadas. É argumentada a necessidade da educação física ser justificada em termos educacionais (formação do indivíduo e cidadão) e da sociedade ao invés de objetivos específicos. É sugerido uma mudança na legislação da educação física escolar. É sugerido uma discussão sobre que atividades serem oferecidas e sob que abordagem. É sugerido pontos para a alteração da formação dos professores inclusive novas abordagens para as disciplinas das escolas de educação física.

A Educação Física escolar vive, há muito, à busca de rumos e objetivos mais claros. A história mostra que ela passou por várias tendências, sofreu várias crises mas nunca chegando a uma situação estável, no sentido de bem fundamentada e bem estruturada. A própria legislação é uma mostra disto.
Foi, e ainda é, uma disciplina escolar atípica. Enquanto toda as outras disciplinas das escolas primárias e secundárias são grupadas e dirigidas por um departamento a Educação Física o é por um departamento isolado e independente dos demais. Talvez uma das razões mais permanentes na nossa história para a não integração da Educação Física nas escolas.
Neste artigo pretendo abordar alguns destes problemas e fazer alguns questionamentos. Acredito que muitos se afligem com estas questões e acredito que a solução passa por uma discussão profunda dentro da profissão.
Este artigo será limitado a discussões sobre a própria Educação Física. No entanto deve-se ter claro que a Educação Física não existe por si só, mas deve fazer parte do sistema educacional. Sistema este que está em crise crônica. Que é necessário que se discuta que tipo de pessoas e sociedade que desejamos para o país para que possa ai então construir um sistema educacional que busque estes objetivos.
Esta limitação é feita também na crença de que, para se participar da discussão maior da educação no seu todo é também necessário que nós entendamos melhor o que aflige a Educação Física.
A primeira das perguntas é qual seria a justificativa para termos Educação Física em todas as séries de escolaridade? Sei que a maioria dos professores é capaz de dar justificativas, algumas boas, outras nem tanto, como eu também. Mas a questão continua porque até hoje a inclusão da Educação Física não está justificada na legislação, nem no seio da profissão, nem no bojo da estrutura educacional e nem perante a sociedade. Isto desestrutura a profissão e a expõe a improvisações. Acredito que isto não seja exclusividade da Educação Física mas de muitas disciplinas.

Nenhum comentário: