quarta-feira, 25 de junho de 2008




Relatório Filme "Machuca"



O filme “Machuca” retrata a realidade vivida pela sociedade chilena na década de 1970. Nesse período Salvador Allende socializa a economia e tenta a construção de uma sociedade mais justa. Entretanto alguns grupos da sociedade chilena (ex.militares) não simpatizaram-se cm tal política.
O país passa então, por uma crise ideológica, alta inflação e elevados índices de desemprego e desigualdade.
Em meio a esse cenário estão Pedro Machuca e Gonzalo Infante. Este é um garoto de classe média que vive em uma bela casa,aquele é pobre e vive em uma periferia ilegal.
A vida desses dois garotos se cruzam no instante em que McEnroen, diretor do colégio que Gonzalo estuda,resolve aderir a política de Allende. Para isso cede bolsas de estudos do colégio que dirige á alunos carentes.
Dentre esses alunos está Machuca, que sofre discriminação por parte de seus colegas assim que chega ao novo colégio.
Entretanto Machuca, torna-se amigo de Gonzalo. Por esse motivo esses garotos pertencentes a mundos opostos, passam a conhecer diferentes realidades.
Gonzalo mostra a Machuca o lado de farturas, facilidades sociais e todas as mordomias de um garoto de classe média. Do mesmo modo Machuca mostra seu mundo cheio de restrições e dificuldades á Gonzalo.
A desigualdade de tais garotos se agrava ainda mais e ocorre por fim o golpe militar.
Padre McEnroe é expulso do colégio e todos os simpatizantes de Salvador Allende sofrem repressão. Dentre essas pessoas está a família de Machuca, que é expulsada de casa.Além disso em meio á essa violência causada pelos militares,morre a prima de Machuca.
Essa história retrata não apenas a realidade de Gonzalo e Machuca no Chile, como vai muito além. Essa historia atinge diretamente os mais variados tipos de públicos e os fazem refletir sobre a atual realidade,que não é muito diferente da retrata no filme.
Isso porque a desigualdade social e a disparidade entre pobres e ricos estão presentes em todos os lugares do globo.









Nenhum comentário: