quarta-feira, 25 de junho de 2008

Resumo dos vídeos da TV escola

VÍDEO I: DIVERSIDADE REGIONAL

Este vídeo foi realizado em Itaporã(MS) onde será retratado a variedade geográfica, cultural e social do Brasil onde o qual gera hábitos e prática esportiva diferentes.
Será dado uma atividade englobando o futebol e a queimada tendo como objetivo trabalhar equilíbrio,controle de corpo e percepção.O primeiro passo é dividir a turma em duas equipes onde os componentes deverão ficar de mãos dadas com outro integrante de sua equipe.Duas pessoas deverão ser os pegadores que irão ficar em lados opostos da quadra para tentar queimar os integrantes da outra equipe, porém só pode usar os pés e não as mãos.A dupla queimada passa a ser pegadora e se soltar as mãos também passa a ser.

OBS:A BOLA POSSUI GUIZOS FACILITANDO SUA LOCALIZAÇÃO AOS DEFICIENTES VISUAIS

VÍDEO II: O ESPORTE COMO FATOR DE INCLUSÃO

Esporte é um direito de todos porém uma parcela significativa da população é considerada por muitos incapazes de praticar atividade física,são os portadores de deficiência.Este preconceito é na maioria das vezes gerado pela falta de informação e pelo medo de lidar com um padrão que não se enquadra nos estabelecidos.Com isso muitos portadores de deficiência física são simplesmente excluídos das aulas de educação física.
Neste vídeo que foi realizado em Brasília com a participação de Robson Caetano; foi proposta uma atividade que pode ser trabalhada tanto com crianças portadoras da Síndrome de Down quanto com deficientes visuais, é um jogo chamado pega círculo. Dois alunos deverão ser os pegadores, em seguida disponha os demais em um círculo de mãos dadas e dentro do círculo deverá ter um fugitivo.Quando iniciar o jogo os dois pegadores que estão em lados opostos de fora do círculo, trocam passes de bola entre si tentando se aproximar do fugitivo para tocar a suas costas com a bola. O círculo deverá está girando para proteger o fugitivo e se necessário mudando o sentido do giro. Quando o fugitivo for pego ele passa a ser pegador.
Com a inclusão dos alunos portadores de deficiência nas aulas pode trazer muitos benefícios para todos. Para os portadores de deficiência é uma experiência preciosa que ajuda a desenvolver o lado afetivo e social. Para os demais será uma vivência enriquecedora onde os ensinarão a respeitar as diferenças.

Nenhum comentário: